Menu

Tel: +55 11 3721-5557
Cel: 11 9 9764-8086
E-mail: sac@cadenzatur.com.br

Como Tirar o Passaporte para Bebê ou Criança

Imagem ilustrativa para o post "Como Tirar o Passaporte para Bebê ou Criança"

Tirar o primeiro passaporte para bebê pode ser confuso, um processo vagaroso e cheio de imprevistos. Como as férias já estão aí e um passaporte em média demora 25 dias para sair. Seguem algumas dicas de como tirar o passaporte para bebê ou criança sem dificuldades.

Tirar o passaporte para bebê ou criança é emocionante e uma ocasião feliz. A primeira viagem, a primeira aventura do seu pequeno, o primeiro voo de avião…

De qualquer forma, veja aqui o que você precisa saber, para não ter problemas:

Entre no site da Policia Federal e faça o Requerimento

Clique aqui para entrar no site da polícia federal e tirar o passaporte para bebê ou criança

Nesse passo é só você preencher os dados necessários e agendar o atendimento.

Você também terá que pagar a taxa para tirar o passaporte. Hoje está taxa está no valor de R$ 257,25. No fim do seu requerimento você deve pedir, no site mesmo, a emissão da guia para o pagamento. (Referência de dezembro.2016)

Atenção I: O bebê ou criança deve estar presente no atendimento e na retirada do passaporte!!!

 

Preencher e Autenticar a Autorização de Emissão de Passaporte

Existem 3 tipos da autorização de emissão de passaporte, que escritos de uma forma simples são:

  1. Autorização para tirar o passaporte para bebê ou criança que já incluir uma autorização de viagem internacional ou doméstica com um dos pais pelo menos. (clique aqui e acesse esse formulário)

Nesse caso é basicamente o seguinte: durante a validade do passaporte se seu filho for viajar com só um dos pais para fora do pais, você não precisa ficar fazendo autorização toda vez.

É válida pelo tempo de duração do passaporte e é impressa no passaporte. Porém, com essa autorização seu filho não pode viajar desacompanhado.

  1. Autorização para tirar o passaporte para bebê ou criança com autorização para viajar com um dos pais ou sozinho. (clique aqui e acesse esse formulário)

Mesma coisa da autorização de cima, só que nessa autorização seu filho também pode viajar sozinho.

  1. Autorização para tirar passaporte para bebê ou criança sem autorização de viagem alguma.(clique aqui e acesse esse formulário)

Nesse caso, a criança terá o passaporte. Mas só poderá viajar acompanhada da mãe e do pai. Caso você tire essa versão de passaporte, toda vez que seu filho precisar viajar só com um dos pais você vai precisar de uma autorização de viagem autenticada por autenticidade em cartório (clique aqui para ver a autorização)

Atenção II: No caso de um dos pais não estar presente no atendimento para a emissão do passaporte, qualquer versão dessas autorizações deve ser reconhecida em cartório por autenticidade (aquela que a pessoa ver o outro assinar na hora).

 

Outros Documentos Necessários para o Atendimento de Emissão do Passaporte para Bebê ou Criança

Os outros documentos que você vai precisar levar são:

  • Certidão de Nascimento Original (não precisa de RG nem CPF, para menores de 12 anos)
  • RG (Maiores de 12 anos)
  • Uma foto 5X7, recente, colorida, em fundo branco, sem data. (Menores de 3 anos, maiores de 3 anos tiram a foto lá mesmo)
  • CPF de um dos pais
  • Passaporte anterior se houver
  • Comprovante do Pagamento da Taxa do Passaporte – A guia para o pagamento saí na internet depois que você preencher o requerimento e você precisa levar o comprovante. O preço atual do passaporte está em: R$ 257,25

Atenção III: Os passaportes podem demorar até 25 dias para sair, por isso não deixe para a última hora.

A Validade do Passaporte para Bebê ou Criança

Como as crianças e os bebes mudam muito. O passaporte tem uma validade menor que o de um adulto. Por isso fique atenta a tabela abaixo, para saber por quanto tempo será valido o passaporte do seu filho.

 

Não é difícil, mas tire logo. Tem 90 dias para retirar o passaporte depois que emitido. E do jeito que está confuso essa parte de tirar passaporte, é melhor garantir!

 

Dica Bônus:

Monte uma pasta com todos os documentos que você precisa, xerox autenticada dos documentos básicos como (RG, CPF, PASSAPORTE, CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO BEBÊ, RESERVA DO HOTEL, COPIA DA PASSAGEM e COPIA DA CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO). Eu ainda adiciono telefone de emergência (medico, pediatra, dentista…) e cópia da carteirinha de seguro da viagem. Nunca se sabe!!!

 

FONTE:
http://maeemdia.com

Qual a sua opinião?

Cadenzatur Viagens Turismo

CNPJ: 15.490.732/0001-84
Cadastur: 26.049928.10.0001-4

Onde estamos

R. Etelvina Pedroso de Gouvêa, 66
Butantã
05590-160 São Paulo, SP
Brasil

Contato

Tel: +55 11 3721-5557
Cel: 11 9 9764-8086
E-mail: sac@cadenzatur.com.br

Horários de atendimento

Segunda a sexta das 08h30 às 18h00
© 2015 Cadenzatur
Web design UNIQA